Pesquisa do Instituto Êxito de Empreendedorismo e da UNESCO mostra o que estudantes e professores da rede púbica pensam a respeito de empreendedorismo
Nesta quinta-feira (27), o Instituto Êxito de Empreendedorismo e a UNESCO no Brasil lançam a primeira parte do projeto Lições de Empreendedorismo para o Alcance de uma Educação Emancipadora e Transformadora. Serão apresentados a análise e os resultados da pesquisa “Percepções, conhecimentos e expectativas de estudantes e professores do Ensino Médio da rede pública brasileira sobre o empreendedorismo”, que teve como objetivo mapear como esses dois públicos – estudantes e professores – enxergam o empreendedorismo.
A pesquisa, que teve a participação de 6.595 estudantes e 2.291 professores de ensino público do Brasil, oferece subsídios às diversas instâncias da gestão educacional. A partir dos dados coletados, estão sendo desenvolvidas ações voltadas para os jovens da rede pública de ensino. A expectativa é atender mais de 10 mil estudantes com o projeto-piloto, que, depois, será estendido para toda a rede pública brasileira. “O Instituto Êxito de Empreendedorismo nasceu com a missão de promover uma verdadeira transformação na vida de jovens brasileiros, por meio da educação empreendedora. Estamos felizes de, junto com a UNESCO, potencializar iniciativas e subsídios que poderão enriquecer as políticas de educação em empreendedorismo”, afirma o presidente do Instituto Êxito, Janguiê Diniz. “A partir da pesquisa, temos um panorama do que pensam os jovens e professores da rede pública sobre empreendedorismo e podemos desenvolver produtos e ações direcionadas para incentivar a atitude empreendedora neles”, completa.
O material didático desenvolvido a partir dos resultados da pesquisa contribuirá para estimular competências, habilidades e atitudes empreendedoras nos estudantes. Os beneficiários também terão acesso à plataforma online do Instituto Êxito de Empreendedorismo, que já possui mais de 500 cursos gratuitos. “Por meio desse projeto, será possível alcançar o passaporte para a emancipação e a cidadania desses jovens, bem como o desenvolvimento social e econômico do país. Nós vamos preparar uma nova geração de empreendedores brasileiros, descobertos nas escolas públicas de Ensino Médio”, explica o vice-presidente do Instituto, Celso Niskier.
“Para a UNESCO, é um privilégio ser parceira de uma iniciativa como essa. O fechamento das escolas por conta da pandemia tem consequências que vão além da aprendizagem. Ao ficar em casa, longe do ambiente escolar, os jovens têm mais dificuldades para desenvolver suas competências e habilidades. Soma-se a isso o agravamento da crise econômica, que atinge de modo mais severo a população de baixa renda”, afirma a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. “Com a pesquisa sobre o empreendedorismo nas escolas de Ensino Médio, estamos ajudando na construção de um futuro com menos desigualdades e mais oportunidades para todos”, destaca.
“Encontramos na UNESCO uma sintonia muito grande com a missão do Instituto, que é transformar vidas por meio da educação empreendedora. A metodologia que estamos desenvolvendo é inovadora e focada no protagonismo dos jovens, dando o necessário respaldo de qualidade ao projeto”, reforça Janguiê Diniz.
A pesquisa “Percepções, conhecimentos e expectativas de estudantes e professores do Ensino Médio da rede pública brasileira sobre o empreendedorismo” está disponível, na íntegra, no site www.institutoexito.com.br/downloads.
Sobre o Instituto Êxito
O Instituto Êxito de Empreendedorismo é o resultado de um sonho que envolve empreendedores visionários dos mais variados segmentos do Brasil. Hoje, já conta mais com mais de 500 sócios que compactuam de um mesmo propósito: fazer do empreendedorismo a turbina para impulsionar vidas e histórias. O Êxito tem a filosofia de que, independentemente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas. Nomeado como uma instituição sem fins lucrativos, seu principal plano de ação está em oferecer uma plataforma de cursos online e gratuitos, além de realizar diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo.