Ideia, criatividade e ação = inovação
Ter destaque nesse mercado é cada vez mais difícil, e características como preço e qualidade não podem ser consideradas como únicos pontos de diferenciação dos concorrentes.
A inovação tem sido um tema bastante debatido e explorado como ponto fundamental de sobrevivência nesse novo mercado. Inovar é algo simples, mas as pessoas tendem a complicar quando associam inovação a melhores ideias, com a finalidade de ter novos produtos ou serviços. Inovar é ter novas ideias, mas é também ter soluções novas ou melhores do que as disponíveis no mercado. Inovar é agregar valor ao produto ou serviço, entregando melhores experiências aos clientes e gerando ganhos excepcionais para o negócio.
Ser criativo faz parte do processo de inovação, mas criatividade e inovação são conceitos completamente diferentes. Todos nós somos altamente capazes de ter grande quantidade de ideias. A diferença está no que poderemos fazer com cada uma delas. A criatividade é o primeiro passo da inovação. Afinal, ideia sem ação não gera resultados e não torna ninguém bem-sucedido.
Particularmente, acredito que o melhor conceito para inovação é executar ideias. Não se exige que sejam ideias que irão mudar o mundo, mas que possam agregar valor ao negócio. Ou seja, uma ideia inovadora é aquela que apresenta benefícios na prática. O grande desafio dos empreendedores é encontrar a criatividade e inovação de forma que se materializem em uma proposta viável e útil.
O grande desafio dos empreendedores é encontrar a criatividade e inovação de forma que se materializem em uma proposta viável e útil.
Todo o processo de inovação parte de um processo criativo e, para desenvolver o pensamento criativo, é preciso aprender a desaprender. Ou seja, inovar é, por consequência, rever, questionar, descobrir e, posteriormente, usar a imaginação, a intuição, a criação, o sentimento, a lógica, a razão, a sistematização e o planejamento.
Vivemos em um mundo de mudanças, aprimoramento, riscos e oportunidades. É preciso pensar fora da caixa para sobreviver, porém muitos não sabem por onde começar. Ora, pensar fora da caixa é uma expressão que pode ser entendida simplesmente como ter ideias ou encontrar soluções que fogem do comum – ou seja, inovar.
Em um mercado tão competitivo, apenas as empresas capazes de ter ideias e mostrar propostas inovadoras serão bem-sucedidas e conseguirão conquistar o público. Ter novas ideias, criatividade e coragem para agir são características inerentes aos empreendedores de sucesso.